sábado, 24 de março de 2012

SER PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL

Adaptação de um texto do Pastor Lécio Dornas* por Joalsemar Araújo

Ensinar a Bíblia é uma benção e um desafio para a vida do professor. Benção oriunda da convicção de que se trabalha não por verdades humanas, temporais; mas divinas e eternas; desafio, pela consciência de que só é possível ser professor da Escola dominical sob a égide da iluminação divina.

Ser professor da Escola Dominical é ser ponte. Ponte entre as verdades de Deus e as necessidades dos homens; entre os desígnios de Deus e as perplexidades dos homens; entre o consolo de Deus e a carência dos homens.

Ser professor da Escola Dominical é ser aluno. É aprender com os alunos, com as aulas, com a vida. É ser um com os demais alunos; é ter amigos, é fazer parte da comunidade, é não estar só.

Ser professor da Escola Dominical é ser servo. O professor serve a Deus e ao próximo dentre e fora da sala de aula, serve-os com alegria, disposição e renúncia; ele trabalha para o seu Senhor com espontaneidade e com prazer.

Ser professor da Escola Dominical é ser canal de crescimento da igreja. O professor não bloqueia o desenvolvimento da obra, mas contribuirá para que as oportunidades de crescimento sejam devida e sabiamente aproveitadas.

Ser professor da Escola Dominical é ser responsável. Agindo com responsabilidade na liderança de cada aula e de cada atividade da classe, ele demonstra aos alunos o quanto considera e valoriza o seu ministério gerando neles o mesmo sentimento de responsabilidade para com o estudo e aplicação da Palavra de Deus.

Ser professor da Escola Dominical é ser alguém que busca acima de tudo a glória de Deus. Ainda que se esforce muito, invista a vida em estudos, leitura de livros, preparação de aulas e ainda que receba honra, gratidão e reconhecimento seu objetivo não é buscar glória para si, mas para Deus.

Ser professor da Escola Dominical é ser grato. De fato, Deus tem sido maravilhoso em escalar em cada igreja pessoas a quem ele concede o privilégio de ser canal de sua Palavra.

Avante, professores! Levem acabo o ministério que o próprio Deus lhes entregou. Apropriem-se das orientações e conselhos da Bíblia e de sua liderança. Tenham coragem e fé, encarem sua função com o brilho que lhe é peculiar, creiam que Deus fará prosperar a obra de suas mãos. Acreditem que vocês terão a alegria de constatar na vida dos alunos de hoje, tremendos homens e mulheres de Deus amanhã.

Para ti professor da Escola Dominical brilha a promessa bíblica:
Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos” (Sl 126.6).

* DORNAS, Lécio. Socorro! Sou professor da Escola Dominical. 8. ed. São Paulo: Hagnos, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário